Visite o Portal Odonto Baby!
Odontopediatria

Escovação Infantil
O que é

Odontopediatria é a especialidade odontológica que se destina aos cuidados das crianças. Visa também orientar os pais sobre todos os aspectos relacionados à dentição do bebê, criança e adolescente. A Odontologia do novo século está baseada na prevenção, e a odontopediatria tem como objetivo o tratamento preventivo e corretivo para crianças de todas as idades. O tratamento odontológico inicia-se através de orientações a mamãe gestante, relacionado à saúde, dieta, visto que os dentinhos de leite se formam durante a vida intra-uterina. Após o nascimento do bebê é fundamental o acompanhamento odontopediatrico para orientações e prevenção em todas as idades. Orientações em relação à dieta, hábitos, tipo de escova e pasta de dente adequado, fazem da Odontopediatria uma especialidade responsável em promover hábitos saudáveis, resultando em um sorriso harmônico e saudável, livre das cáries e das más oclusões.

Escovação Infantil
Primeira consulta

A primeira consulta odontológica é de suma importância, pois é o momento de preparar a criança para o tratamento através do condicionamento psicológico. Esta consulta é feita para a criança se familiarizar com todos os aparelhos do consultório e tornar a consulta mais prazerosa através de demonstrações e brincadeiras lúdicas. Além disso, é neste momento que faremos o histórico detalhado (médico e odontológico) e é quando se faz a avaliação para planejar o tratamento, orientações e as medidas preventivas.

Escovação Infantil
Ortopedia funcional

Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM) é a especialidade da Odontologia que atenta aos desequilíbrios das bases ósseas, musculares e funcionamento dos maxilares; alinhamento dos dentes e problemas da articulação temporomandibular (ATM). Trata tais disfunções em pacientes de qualquer idade, usando ou não aparelhos funcionais removíveis. O tratamento não deve causar dor e é na maioria dos casos executado sem extrações dentárias. Com a correta posição dos dentes e ossos maxilares, além de restabelecer uma melhoria estética, restabelece as funções mastigatória, respiratória, deglutição e fala.

Escovação Infantil
Reabilitação Neuroclusal (RNO)

É área da Odontologia que tem como objetivo prevenir, corrigir e interceptar as causas que produzem as alterações de forma e função do sistema estomatognático (ossos, mustculos, cavidade bucal, etc.), e eliminá-las o mais precocemente possível para recuperar a mordida correta, podendo atuar em qualquer idade, utilizando aparelhos ortopédicos funcionais quando necessários.

Escovação Infantil
Diferença entre Ortodontia e Ortopedia funcional

A Ortodontia é a ciência e arte de alinhar e nivelar dentes. O tratamento é iniciado após a erupção de todos os dentes permanentes (por volta dos 11 anos). A Ortopedia Funcional dos Maxilares opera nas bases ósseas, sensibilidade e motricidade oral, podendo ser iniciado o tratamento ainda na tenra idade, com o objetivo de prevenir ou corrigir más oclusões, guiando o crescimento ósseo para o lugar certo. Deste modo se completam, mas são distintas nos objetivos.